top of page
Logo Clara horizontal Museu EXEA - fundo transparente.png

Cidade / País

Salvador (BA) / Brasil

Data da construção

Primeira fortificação entre 1583-1587, reconstruída em formato octogonal entre 1591-1602.

Estado de conservação

Tombado por sua importância cultural. A instalação do Museu Náutico da Bahia em 1974 sugere adaptações e manutenção.

Latitude e Longitude

13° 00′ 37″ S, 038° 31′ 58″ W

Características principais

Estrutura em formato de polígono octogonal (reconstrução 1591-1602). Construído para guardar a entrada da Baía de Todos os Santos. No terrapleno, encontram-se edificações de um pavimento (Casa de Comando, Quartel da Tropa, Cozinha, Casa da Palamenta, cisterna abobadada). O acesso ao terrapleno se dá por um túnel em rampa. O desenho é influenciado pelo estilo italiano de fortificação. Função militar original de defesa da barra, cruzando fogo com outras fortificações como o Forte de Mont Serrat. Atualmente, abriga o Museu Náutico da Bahia, um restaurante e um centro de informações turísticas. Parte do conjunto candidato a Patrimônio Mundial da UNESCO.

Fonte(s)

ICOMOS BRASIL. Fortificaciones y Patrimonio. ICOMOS Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://www.icomos.org.br/fortificacoes-e-patrimonio?lang=es. Acesso em: 20 abr. 2025.

IPATRIMONIO. Salvador – Forte de Santo Antônio da Barra. iPatrimonio, [s.d.]. Disponível em: https://www.ipatrimonio.org/salvador-forte-de-santo-antonio-da-barra/. Acesso em: 20 abr. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Fortalezas.org. Cinco curiosidades sobre a candidatura das Fortalezas a Patrimônio Mundial. UFSC, 2022. Disponível em: https://fortalezas.ufsc.br/2022/02/21/cinco-curiosidades-sobre-a-candidatura-das-fortalezas-a-patrimonio-mundial/. Acesso em: 20 abr. 2025.

Forte de Santo Antônio da Barra (Farol da Barra)

Forte

bottom of page