Tipo
Naufrágio
Ambiente do sítio
Marinho
Cronologia
30 de Maio de 1869
Grau de Integridade
Residual
Local
Baixos de Lucena
Coordenadas
s.i.
Descrição
Patacho inglês. Apesar de ter sido considerado um naufrágio, o mesmo foi resgatado. Entretanto o acidente o tornou "innavegavel", tendo que ir a leilão.
Profundidade
s.i.
Anotações
[Fonte 1] O leilão esteve sobre a responsabilidade de José Francisco de Athayde e Mello, agente de leilões da cidade, tendo sido autorizado pelo Sr. John Mitchinson, capitão do patacho. De acordo com o informe do leilão, o mesmo ocorrerá a bordo do navio em Cabedelo, onde encontra-se fundeado. O termo "porto de Cabedello" aparece. Será leiloado o "dito navio com toda a sua mastreação, vergas, vellas, cabos, correntes, anchoras, etc., que tiver a bordo, como também uma lancha, - vendendo-se em separado somente o lastro de carvão de pedras, constante de 42 toneladas." O evento ocorrerá com a presença do vice consul britânico. Quem arrematar o navio terá que pagar os direitos fiscais e 5% de corretagem. Acredito que certos achados isolados na região podem ser provenientes desse navio. Como ele ficou inavegável, pode ter perdido o leme, que é uma das peças que foram fotografadas. Ver: Fontes/Jornais: #JRN-40.
Fonte(s)
O PUBLICADOR. Leilão do Patacho Inglez Eliza e Jane. Parahyba do Norte. 17 de Jun. 1869. 4 f., p. 3. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2017.
O PUBLICADOR. Expediente do governo. Parahyba do Norte. 26 de Jun. 1869. 4 f., p. 1. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2017.